CD Clássicos da Música Cristã (Ellas)


Presenças constantes nos encartes dos cds evangélicos como backing vocals de diversos artistas na década 90, Betânia, Roberta e Valéria Lima firmaram-se como cantoras e compositoras desde que lançaram “Eterna Graça”, em 2001, pela MK Music.


Através deste lançamento passaram a ocupar um espaço que faltava no segmento gospel carioca, ou seja, um grupo vocal que interpretasse com propriedade alguns estilos pouco explorados, como o funk, soul, charme e outros ritmos da black-music norte-americana

As três irmãs cresceram ouvindo o pai, que não era evangélico, cantar. E a mãe, evangélica, levava as filhas à igreja. Então, nada mais normal que elas canalizassem o talento para levar a mensagem de sua fé. E foi mesmo cantando em igrejas que Valéria começou a carreira. Depois veio Roberta meio que por acaso. Valéria foi fazer teste para ser vocalista de uma banda gospel, a Rhema, e pediu para levar a irmã. As duas passaram e começaram a cantar profissionalmente. Betânia, a caçula, foi a última a se dedicar à música. Até sabia que era afinada, mas sonhava em ser aeromoça. Foi, então, que surgiu a possibilidade das três fazerem parte de um mesmo grupo (o Rhemajireh) e foi inevitável.

Depois de saírem da banda, “Ellas” começaram a trabalhar neste projeto de cantar em família. Apresentaram à gravadora MK Publicitá, e a idéia foi aprovada na hora. Depois foi só entrar em estúdio. Em comum nas vozes de cada uma, apenas a extensão privilegiada, pois as três alcançam notas graves e agudas sem fazer esforço. Mas, na hora de harmonizar, Betânia fica com as notas mais graves, Valéria com as médias e Roberta com as notas mais agudas.

Seu novo trabalho, intitulado Clássicos da Música Cristã, visa resgatar a memória musical da igreja no Brasil e reafirmar a beleza e simplicidade do repertório eu marcou a igreja evangélica brasileira.

É o quinto álbum das meninas pela MK Music e traz 14 canções que, ao longo dos anos, têm alcançado gerações. Todas possuem novos arranjos. Os produtores Wagner Carvalho e seu pai Waldeni trabalharam juntos pela primeira vez e deram uma leve repaginada nas canções antigas com o toque de black music da voz das irmãs.

O lançamento não é novidade. Neste mesmo ano Nani Azevedo lançou “Hinos inesquecíveis”, numa lista em que podemos incluir “Clássicos” de André Valadão, entre outros.

A letra das composições dispensa comentários. O que muda nos diferentes registros é o formato que seguem.

No caso do Ellas, a fórmula é simples: Basicamente ministram a primeira estrofe seguindo a métrica original e, a partir da segunda estrofe em diante o trio explora todo o potencial de suas poderosas vozes. O destaque fica para as marcantes e vigorosas interpretações vocais conduzidas pelos arranjos, orquestrados de forma competente e profissional.

O set list percorre canções do Cantor Cristão e da Harpa Cristã. Começamos com o “barroco” de Rude cruz e a sonoridade densa de Os guerreiros se preparam. Estas duas foram escolhidas como música de trabalho nas rádios, na época do lançamento do cd.

A partir daí temos a métrica congregacional de Tudo entregarei, o spiritual Segura na mão de Deus a dinâmica instrumental de Santo, Santo, Santo e o flerte com o blues encontrado em Brilho Celeste. Este último emenda com Minha pequena luz.

O arranjo mais envolvente do álbum é encontrado em Mais perto quero estar. Dando continuidade encontramos a cativante Manso e suave, a alegre e festiva Solta o cabo da nau, a oração de exaltação a fidelidade e soberania de Deus na belíssima Tu És fiel e a celebração da obra de Cristo na cruz, Vem cear, com a sonoridade jazzística dos anos 60.

Na reta final deste excelente trabalho entoamos a provisão e proteção de Deus na ternária Quando Jesus estendeu a sua mão. Pra terminar temos um hino de gratidão - Sou feliz com Jesus e um de júbilo que versa sobre a volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo - Vencendo vem Jesus.

O resultado não poderia ser melhor. Belos improvisos unidos a uma harmonia angelical repaginaram para a música gospel estas lindas canções de adoração. Valeu!!!

Maiores informações: www.grupoellas.com.br

Fonte: Super Gospel


VOLTAR


Gospel News™
Sua folha Cristã semanal de notícias.

Nenhum comentário: