CD Hinos Inesquecíveis (Nani Azevedo)








O novo álbum de Nani Azevedo, Hinos inesquecíveis, foi lançado em maio de 2009. Após “Bendito serei” e “Excelência”, que foram seus dois trabalhos anteriores feito com músicas inéditas, sendo a maior parte de sua autoria, o cantor investiu em um repertório constituído de hinos da Harpa Cristã.

A gravação foi realizada ao vivo na Assembléia de Deus Central em Curitiba (PR), no dia 17 de janeiro de 2009, envolvendo um coral de 92 vozes, orquestra e, claro, a participação da Igreja.

Para a gravação de Hinos inesquecíveis, Nani Azevedo, cantor da Central Gospel Music, selecionou os hinos tradicionais que mais são cantados nas igrejas em todo o país.

Os louvores ganharam uma nova roupagem, mas sem fugir da melodia original. Isto para que não ficassem descaracterizados. Os arranjos são de Samuel Morbeque, Alexandre Brasolim, Misael Passos, Misa Jr, Saimon Saldanha e Paulo Davi, e a produção de Morbeque.

Ao caminho da cruz é um poslúdio feito com a narração de Lucas 23. Ao fundo temos um arranjo orquestrado, muito bem construído, que nos dá uma noção do nível instrumental que teremos durante a gravação.

A mensagem da cruz, canção que exalta a obra vicária e salvífica do Senhor Jesus Cristo na cruz do calvário, foi a escolhida para dar início ao culto. Destaque para a dinâmica da orquestra. E que destaque...Nota 10.

A eternidade ao lado do Pai é o tema de A face adorada de Jesus que vem com um arranjo “big band – anos 60”. Destaque para as colocações do piano durante a execução do hino e para as convenções da metaleira.

A ovelha perdida é um louvor alusivo a parábola contada por Jesus em Lucas 15. A letra também versa sobre o amor que excede todo o entendimento. A pegada é bem congregacional e destaque para interação entre o naipe de metais e o naipe de cordas.

De valor em valor é outra canção que versa sobre a eternidade. Mantém a levada da música anterior, porém, com um pouco mais de destaque para o piano. Destaque também para a encadeamento dos acordes nas estrofes e no refrão.

Na faixa seguinte, mais uma vez glorificamos o perdão dos nossos pecados, provenientes da remissão do sangue de Jesus na cruz. Alvo mais que a neve é um clássico da música evangélica que dispensa maiores comentários. Mais uma vez destacamos a condução harmônica.

O nome santo de Jesus e a proteção e segurança provenientes de uma vida na direção de Deus são entoadas em Há um canto novo. O hino é conduzido em clima de boogie-woogie, lembrando as standards do blues. Destaque para a interpretação do piano e pro walking bass construído pelo baixista. Somzeira!

A alma perdida disserta sobre fé e esperança. Conta ainda com a interpretação de Raquel Mello, cantora que alcançou notoriedade nacional quando participava do Kades Singers. O louvor é conduzido pelo naipe de cordas, auxiliado por um violão de nylon e com intervenções melódicas de acordeom e flauta transversa

Na faixa nove temos uma oração de contrição e entrega. Consagrado ao Senhor vem em ritmo de balada e traz de volta as nuances de big band, recheada de convenções.

Ser guiado e conduzido por Deus é um privilégio que depende de uma vida reta aos princípios bíblicos. Guia-me sempre Senhor é um clamor pela presença divina em nosso dia a dia. O arranjo segue uma estrutura shuffle, situação em que a harmonia acompanha a linha melódica. O efeito final deixa a canção com uma cadência interessante..

Ao passar o Jordão faz alusão ao fato narrado no livro de Josué e, musicalmente falando, mais uma vez flerta com os standarts dos anos 60 e 70.

O interessante desses hinos é que eles possuem estruturas simples, que podem ser tocados facilmente mesclando tônica, dominante e sub-dominante. Sendo assim, também se tornam um “prato-cheio” para serem reharmonizados, pois nos dão possibilidades de seguirmos diversos caminhos harmônicos. Ou seja, temos em mãos um material excelente para ouvir e também para estudar.

Calvário, revelação de amor é mais uma linda melodia que engrandece o amor de Deus e a obediência do Senhor Jesus. Destaque para a dinâmica da banda e do coral.

Terminando o culto, adoramos a Deus com Jesus, o bom amigo. O hino é uma declaração de gratidão a Deus por seu cuidado e amparo. Conta com licks de guitarra e uma pegada country.

Nani Azevedo está de site novo. Sua home page foi totalmente reformulada e agora está usando a tecnologia flash. O layout do sitio mantém a identidade visual do design do encarte, que por sinal é visualmente muito bem elaborado.

Hinos inesquecíveis também será lançado no formato dvd até o final deste ano.

Valeu...até a próxima!

Maiores informações: www.naniazevedo.com

Fonte: Super Gospel


VOLTAR


Gospel News™
Sua folha Cristã semanal de notícias.

2 comentários:

maria da penha disse...

gostei mto,ja comprei o cd,uma bençao.

maria da penha disse...

gostaria se possivel,conseguir cifras destes hinos para serem tocados em flauta na minha igreja por minha filha de 13 anos,grata.