Pyongyang pode lançar míssil em direção ao Havaí

Lançamento poderia ocorrer em 4 de julho, Dia da Independência nos EUA, diz jornal

TÓQUIO - A Coreia do Norte pode realizar um lançamento de teste de um míssil de longo alcance no mês que vem em direção ao Havaí, segundo fontes do Ministério da Defesa japonês citadas nesta quinta-feira, 18, pelo jornal The Daily Yomiuri.

Segundo o Ministério, o míssil poderia ser lançado entre os dias 4 e 8 de julho e sobrevoaria a província japonesa de Aomori (norte).

O dia 4 de julho marca o aniversário do lançamento do Taepodong-2, realizado em 1996, e coincide com o Dia da Independência dos Estados Unidos, enquanto 8 de julho é o aniversário da morte do ex-líder norte-coreano Kim Il-sung, ocorrida em 1994.

Após analisar imagens de satélite captadas pelos EUA, o ministério japonês assinalou que a Coreia do Norte dispõe de bases de lançamento em Kitteryong, próxima à fronteira com a Coreia do Sul, Tongchang-ri, perto do Mar Amarelo (Mar Ocidental) e em Musudan-ri, no nordeste do país, desde onde lançou um foguete de longo alcance no dia 5 de abril.

O Japão acredita que a Coreia do Norte lançará no mês que vem de Tongchang-ri outro Taepodong-2 ou um Taepodong-2 melhorado, que tem um alcance entre 4.000 e 6.500 quilômetros, por isso cairia no mar antes de chegar ao Havaí, que está a cerca de 7.000 quilômetros da base norte-coreana.

Fonte: Efe
Via: Estadao.com


VOLTAR


Gospel News™
Sua folha Cristã semanal de notícias.

Nenhum comentário: