Casal é morto depois de protestar contra a prisão de cristãos

VIETNÃ (17º) - Dois cristãos degar (montagnard) foram recentemente presos e assassinados no Vietnã. Os degar são os povos indígenas dos Altiplanos Centrais do Vietnã.

De acordo com uma circular de notícias da Fundação Montagnard, Y-Song Nie, 24 anos, e Y-Huang Nie, 23 anos, estavam voltando para a aldeia deles depois de terem tomado parte em um protesto pacífico pela liberação de três cristãos que estavam presos desde o dia 9 de abril.

A Fundação Montagnard tem como missão proteger as vidas e a cultura do povo degar. No dia 14 de abril, a polícia de segurança vietnamita prendeu e então matou Y-Song Nie e Y-Huang Nie. De acordo com as autoridades, ambos tiveram as pernas, mãos e crânios quebrados.

Depois de assassiná-los, a polícia de segurança devolveu os corpos para os familiares deles e supostamente admitiu os assassinatos.

Uma vida humana vale mais do que uma vaca?

A Fundação Montagnard disse que a polícia de segurança ordenou que as famílias das vítimas do assassinato enterrassem os corpos. Eles providenciaram um caixão para os corpos, um saco de arroz de 100kg e um milhão 1,000,000 de dongs (equivalente a R$ 136) para cada familiar.

A polícia de segurança ameaçou as famílias, dizendo: "Se qualquer um de vocês informar sobre este incidente à comunidade internacional ou a Kok Ksor (o presidente da Fundação Montagnard), nós viremos e mataremos vocês."

Y-Song Nie e Y-Huang Nie eram casados e tinham filhos. A Fundação Montagnard disse que o governo vietnamita não está obedecendo suas próprias leis.

"Quando as pessoas de etnia degar mostram esta contradição e pedem ao governo vietnamita respeito pelas leis, elas são acusadas de serem terroristas e separatistas que querem subverter o governo. Nós perguntamos por que nunca são trazidos os assassinos de nosso povo à Justiça?

A Fundação Montagnard questionou em um comunicado: "Será este o preço para a vida de uma pessoa degar? Quanto custa uma vaca nos EUA? O valor de uma vaca é superior ao de uma vida humana?"

A Fundação está chamando a atenção da comunidade internacional para ajudar a acabar com as injustiças nos Altiplanos Centrais do Vietnã, de modo que os povos étnicos indígenas e vietnamitas possam viver juntos em paz.

Fonte: Missão Portas Abertas

VOLTAR

Nenhum comentário: