Educadores e membros de pastoral discutem objetivos do ensino religioso

Educadores cristãos e membros da Pastoral da Educação reúnem-se, nos dias 25 a 27 de julho, para refletir sobre os caminhos e metas do ensino religioso. “Educação em busca da vida em plenitude” é o tema central do 8º Congresso sobre Ensino Religioso e Pastoral da Educação, que ocorre na Casa de Retiros São José, em Sorocaba, São Paulo. Além da reflexão, o evento tem por objetivo a capacitação de professores e agentes educacionais. O Congresso é motivado pelo entendimento de que a educação pode transformar e orientar porque transmite não apenas conhecimento, mas também valores e princípios essenciais à formação do indivíduo.

Todos os palestrantes possuem experiência prática com ensino religioso e formação em pedagogia, licenciaturas ou áreas afins, como filosofia e teologia. A abertura ocorre com palestra ministrada pelo padre Edísio Carvalho da Silva, com o tema “Motivações do 8º Congresso”. Outros palestrantes são Wilma Rosa Canonaco, professora e secretária geral da pastoral regional do ensino religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Dom Gorgônio Alves, bispo de Itapetininga e presidente do sub-regional de Sorocaba da pastoral da educação; e Carlos Eduardo Xavier, filósofo, teólogo e pedagogo.

O evento também conta com a participação de Dom Fernando Legal, responsável pela pastoral regional do ensino religioso da CNBB. Também está prevista a palestra “Os desafios de ensinar a aprender”, ministrada pelo antropólogo e apresentador do programa “Motivação e Sucesso”, da Rede Vida, professor Luís Almeida Marins Filho, que encerrará o congresso.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (15)3231-8294.

Fonte:
Agência Soma


Voltar

Nenhum comentário: