Evangelismo e conscientização contra as drogas

Quatro por Um realiza projeto evangelístico contra as drogas na UFRJ e ministra músicas do novo CD









Atualmente, muitos jovens têm se rendido às drogas. A maioria encontra no vício um meio de viver sem pensar nos problemas. No início, as drogas podem até gerar momentos de prazer, mas seu resultado é de verdadeira destruição. Pensando nisso, Marcus Salles (vocalista e baixista), Bruno Santos (tecladista), Duda Andrade (guitarrista) e Valmir Bessa (baterista), integrantes da banda Quatro por Um, decidiram fazer algo que pudesse mudar essa situação. Os músicos queriam encontrar uma forma de evitar que os jovens entrassem no tentador mundo das drogas. Foi nesse momento, durante a gravação do CD Um Chamado, lançado em 2006 pela MK Music, que Deus ministrou no coração deles o Projeto Evangelístico nas Escolas, que visa pregar o Evangelho e conscientizar os jovens sobre os malefícios das drogas.

O Quatro por Um já realizou esse projeto em seis instituições. A mais recente aconteceu na última segunda-feira, 13/08, na Arena CCS (Centro de Ciências e Saúde) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante a festa de recepção dos calouros. Essa foi a primeira vez que a banda ministrou em uma universidade, e o resultado não poderia ter sido melhor. O grupo cantou cinco músicas, entre elas "Celebrarei", do CD Um Chamado. Duda Andrade deu uma breve palavra acerca das drogas e o pastor Marcus Salles, com base no texto bíblico de João 9, pregou. Na ocasião, o adorador explicou que o Senhor não discrimina ninguém, mas chama cada um da maneira que é. Em seguida, o vocalista convidou os jovens para uma oração e encerrou com as músicas "Cinco Pães e Dois Peixinhos" e "Vem Senhor", que animou os estudantes.

"Estreamos o projeto hoje em uma universidade, e foi bênção! Todos nós nos sentimos em casa. Falamos com a linguagem com a qual estamos acostumados; não precisamos adaptar, como, às vezes, acontece nas escolas. Foi uma emoção muito grande ver os jovens cantando as nossas músicas, pulando conosco e adorando a Deus", afirmou Marcus Salles.

Além de alcançar os jovens que não conhecem a Cristo, o projeto visa fortalecer os cristãos dentro das instituições onde estudam. Segundo o pastor, os estudantes, atualmente, são muito tribais. Por esse motivo, muitos evangélicos se sentem deslocados por não encontrar um grupo que fale a mesma língua que a deles. "Quando um cristão vê, por exemplo, o Quatro por Um na escola dele, falando de Jesus de uma forma diferente, ele se identifica. Então, a gente acaba incentivando a galera que está desanimada, já que é considerada careta pelos colegas", acrescentou.

Esse é o caso da evangélica Daniela Lago, de 21 anos, estudante do curso de Fonoaudiologia. Membro da Igreja Metodista, a moça aprovou a iniciativa do Quatro por Um. "Além de atrair vidas para Cristo, serve de incentivo para nós, que somos cristãos. Infelizmente, as pessoas têm uma visão muito abitolada de como é o crente", disse.

Daniela também apoiou os colegas que convidaram a banda. "Soube do evento por causa das faixas espalhadas pela instituição. Gostei muito da idéia. Trabalhos como esse deveriam acontecer em outras universidades", opinou.

Comunidade Evangélica Universitária (C.E.U.)

O Quatro por Um recebeu o convite da Comunidade Evangélica Universitária (C.E.U.) – grupo que realiza um trabalho evangelístico dentro da UFRJ. A idéia partiu da estudante do curso de Enfermagem Raquel Martins Maia, que participa do projeto há dois anos. "Tudo começou durante uma conversa com um líder da minha igreja. Falei com ele do desejo de realizar algo diferente na recepção dos calouros. Ele falou do projeto do Quatro por Um e me passou o contato. Eu liguei e as coisas começaram a dar certo. Sabíamos que ia ser um sucesso, porque tudo aconteceu debaixo de muita oração", afirmou.

Bruno Souza Caldas, do curso de Medicina, é integrante do projeto há mais de seis anos. O grupo se reúne uma vez por semana para orar e estudar a Bíblia. Segundo o estudante, é importante que os jovens exerçam algum trabalho evangelístico nas universidades. "Se não tiver nenhum grupo cristão na sua instituição, ore a Deus para formar um. A universidade é um campo evangelístico muito amplo. Talvez seus colegas de turma não tenham oportunidade de ouvir sobre Jesus em outro lugar", disse.

A aluna Raquel ressaltou ainda a forma como o Quatro por Um evangelizou e abordou o assunto das drogas. "Foi de uma maneira diferente, sem ser chato". A banda, por sua vez, parabenizou a iniciativa dos alunos da UFRJ. Marcus Salles, Bruno Santos, Duda Andrade e Valmir Bessa gostaram da experiência. "Infelizmente, não podemos realizar outros como gostaríamos por causa da nossa agenda. Aonde vamos, recebemos retorno positivo. Educadores contam que até o comportamento dos alunos muda. Esse tipo de evento é uma doação do nosso ministério para o Reino. Não cobramos nada. Ficamos satisfeitos em ver o que Deus faz. A nossa missão é ir, e o Senhor faz a parte dEle. É muito bom saber que esse trabalho tem fortalecido grupos pequenos de cristãos dentro das escolas, como é o caso do C.E.U.", concluiu Marcus Salles em nome da banda.

Nenhum comentário: